Hackbio

Grande parte das tecnologias desenvolvidas acaba por potencializar as desigualdades sociais ao serem destinadas apenas a pequenos grupos economicamente favorecidos. Muitas são propositadamente inacessíveis a populações economicamente fragilizadas.  

No entanto, seria interessante que pudéssemos trabalhar no desenvolvimento de um outro tipo de inovação tecnológica, que novas tecnologias fossem criadas a partir das necessidades reais dos grupos aos quais se destinam. Que se levasse em consideração a opinião, os anseios e saberes dos beneficiários dessas tecnologias bem como o contexto social, econômico e cultural no qual se insere o problema cuja inovação tecnológica proposta visa ajudar a solucionar ou, ao menos, minimizar. É dentro dessa perspectiva que surgem as chamadas Tecnologias Sociais.

O que são?

Tecnologias Sociais são tecnologias desenvolvidas com o objetivo de gerar impactos sociais positivos, como a melhoria nas condições de vida de uma população e diminuição das desigualdades sociais. Estão focadas principalmente na inclusão social e no atendimento às necessidades básicas de um determinado grupo de pessoas.

As Tecnologias Sociais unem o saber acadêmico à sabedoria popular, o conhecimento técnico-científico às vivências, experiências e anseios de uma determinada população ou comunidade e, para que seus objetivos sejam plenamente alcançados, elas devem ser produzidas a partir do uso de insumos de baixo custo e por meio de processos os mais simplificados possíveis, devendo possuir também baixa complexidade de uso e replicação. Alguns exemplos de tecnologias sociais são mostrados nos links abaixo.

O que é Tecnologia Social?

Você sabe o que é Tecnologia Social?

Tecnologias sociais garantem água ao semiárido nordestino

Jovens moradores de favelas desenvolvem tecnologias sociais

Mata Atlântica: o bioma do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um dos estados brasileiros com a maior cobertura percentual relativa de Mata Atlântica

Degradação da Mata Atlântica chega a 93% em áreas do Rio

Tecnologias Sociais e Inteligência Artificial (IA)

Dentro do cenário da inovação tecnológica, a inteligência artificial (IA) vem sendo apresentada nos últimos anos como a base para a solução dos mais diversos problemas. No entanto, boa parte das soluções propostas a partir do uso da IA não levam em consideração necessidades e realidades específicas (embora isso pareça contraditório), bem como os verdadeiros desejos e anseios daqueles às quais essas pretensas soluções se destinam.  Muitas “inovações” baseadas no uso de IA não refletem as reais necessidades das comunidades, pouco ou nada se preocupando com os impactos negativos gerados em grande parte da população quando da sua adoção.  

O HackBio propõe auxiliar seus participantes a darem seus primeiros passos no sentido de passarem de meros consumidores de tecnologia a agentes de inovação, em especial de inovações tecnológicas sociais que façam uso adequado, ético e consciente da inteligência artificial. Nosso foco será no desenvolvimento de inovações tecnológicas destinadas à solução de problemas relacionados com a Mata Atlântica – o bioma do Rio de Janeiro. 

Existem problemas na sua comunidade diretamente ou indiretamente relacionados com a Mata Atlântica?

  • Você conhece as origens desses problemas?
  • Eles são oriundos de causas naturais, resultantes da interferência humana ou de ambos?
  • É a interferência da própria comunidade que resulta nesse problema ou ele é consequência de uma interferência externa?
  • Já existem propostas de solução para o problema em questão?
    • Se sim, por que elas não foram colocadas em prática?
    • Se não, de que maneira seria possível conscientizar a população em relação à existência do problema e à importância da participação de cada um na construção de uma proposta de solução para ele?

 

Reflita sobre essas questões! Quem sabe elas ajudem a sua equipe a definir um problema a ser trabalhado no HackBio!